Trabalho e Endometriose

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Trabalho e Endometriose

Neste artigo iremos compartilhar algumas dicas sobre como conciliar da melhor forma trabalho e endometriose. Confira!

A endometriose pode afetar a capacidade de uma mulher trabalhar ou de concluir seu trabalho com eficácia. Os sintomas debilitantes relacionados à endometriose, como dor pélvica crônica ou menstruações dolorosas, podem tornar difícil para a mulher começar a trabalhar ou realizar tarefas com eficiência. 

Embora os estudos sejam limitados, estima-se que as mulheres com endometriose perdem de cinco a dez horas por semana devido ao presenteísmo no trabalho e pelo menos uma hora por semana devido ao absenteísmo.

O presenteísmo no emprego ocorre quando um indivíduo está trabalhando, mas sua produtividade diminui. O absenteísmo no emprego ocorre quando um indivíduo perde totalmente as horas de trabalho. Essas estimativas tendem a aumentar com o aumento da gravidade dos sintomas relacionados à endometriose. 

Conforme mencionado, a pesquisa sobre o tempo de trabalho perdido como resultado da endometriose é limitada, mas alguns estudos estimam que o número de dias de trabalho perdidos completamente devido a sintomas, tratamentos ou recuperação relacionados à doença pode chegar a 20 dias por ano.

Mesmo que  às vezes possa ser difícil, em muitos casos, trabalhar meio período ou período integral pode ser necessário para se manter financeiramente estável. Isso significa que as mulheres com endometriose podem ser obrigadas a se deslocar ao local de trabalho, apesar de tudo o que estão tendo que suportar.

Gerenciando trabalho e endometriose

Dicas de comunicação:

Falar sobre endometriose com colegas de trabalho ou supervisores pode ser difícil, especialmente porque é uma condição do sistema reprodutor feminino e tem sintomas que incluem dor pélvica crônica e períodos dolorosos.

Você não precisa compartilhar informações sobre sua condição se não quiser, e tudo o que você decidir compartilhar depende de você. No entanto, abrir linhas de comunicação com um colega de trabalho de confiança pode ser útil. 

Ter um amigo(a) e confidente que entenderá e apoiará você quando precisar fazer uma pausa ou estiver tendo um dia difícil é muito importante. Também pode ajudar as pessoas ao seu redor a apoiá-la ou auxiliar seus colegas a entender porque você não está no melhor dos seus dias.

Pode ser mais difícil falar com um supervisor sobre sua condição do que com um colega de trabalho; no entanto, conversar com seus superiores talvez seja necessário, pois ele pode ser o único capaz de decretar mudanças que te ajudem. 

Escalone tarefas desafiadoras

Anote seus níveis de energia e quaisquer mudanças regulares de sintomas ao longo do dia e planeje suas tarefas desafiadoras em torno deles.

Por exemplo, se você notar que nas primeiras duas horas do dia você tem mais energia e começar a desenvolver dores piores na hora do almoço, tente enfrentar suas tarefas mais desafiadoras pela manhã e guarde as mais fáceis para o final do dia.

Nem todos os sintomas de endometriose são previsíveis; porém, você ainda pode tentar realizar tarefas mais difíceis quando estiver se sentindo melhor do que o normal e concluir suas tarefas mais simplificadas quando estiver passando por mais dificuldades.

Estar atenta ao seu corpo e relacioná-lo com as tarefas que você tem em mãos pode ajudá-la a criar uma lista de tarefas que seja viável e alcançável.

Esteja preparada

Esteja pronta para o caso de dor relacionada à endometriose ou outros sintomas quando você estiver no trabalho. Manter uma almofada térmica em sua mesa para colocar em seu abdômen se você começar a ter cólicas pode ajudar a reduzir a dor quando você mais precisa.

Além disso, ter suprimentos que a deixam feliz e melhoram seu humor pode ajudá-la a enfrentar um dia difícil. Um lanche, um poema, vídeo ou foto favorito que você guarda até precisar pode fornecer o impulso de que você precisa para continuar.

Faça intervalos

A necessidade de fazer uma pausa, ou várias pausas, durante o dia de trabalho é completamente normal. São poucas as pessoas, se existirem, que podem permanecer completamente focadas e produtivas ao trabalhar em uma tarefa por horas a fio.

Permitir-se pausas mentais quando necessário pode ajudar a espaçar suas tarefas e fornecer a você a reorientação necessária para continuar. Algumas dessas pausas podem incluir uma caminhada, a participação em uma atividade ou a saída do local de trabalho para almoçar.

Bem-estar e qualidade de vida são fundamentais. Busque ajuda sempre que necessário.