Quais as causas da Endometriose Profunda? Ela tem cura?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Quais as causas da Endometriose Profunda? Ela tem cura?

A endometriose profunda é uma patologia que pode afetar todos os órgãos do corpo humano. Comumente encontrada na região pélvica, cuja característica é o crescimento do tecido que reveste a cavidade uterina provocando lesões profundas, causando muita dor no período menstrual e fora dele também, durante e após a relação sexual, dificuldade em urinar, ciclos menstruais desregulados, sangramento anal em período menstrual e até infertilidade, comprometendo a qualidade de vida da mulher.

As reais causas da endometriose ainda não foram completamente estabelecidas. Várias teorias relacionadas a fatores hereditários, hormonais, imunológicos, entre outros, são levantadas para explicar suas causas, mas sem grandes certezas. Vários médicos apontam algumas possíveis causas sendo menstruação retrógrada, menstruação precoce, crescimento de células embrionárias, sistema imunológico deficiente, hereditariedade, histerectomia, atraso em ter filhos, ciclos menstruais frequentes, menstruações longas (mais de 7 dias), hímen não perfurado, menopausa tardia, substâncias do meio ambiente (pesticidas, poluentes industriais), entre outras.

O diagnóstico da endometriose profunda é de responsabilidade do médico ginecologista. Através de exames como laparoscopia e ultrassonografia transvaginal, facilmente é possível detectar a doença, que infelizmente não tem cura definitiva, mas seu tratamento é fundamental restabelecer a qualidade de vida e a vida sexual da mulher, e para não haver um comprometimento maior da sua saúde. Toda doença deve ser tratada. Lembrando que é sempre muito importante consultas preventivas e exames periódicos com seu médico.