Como surgiu o Primeiro Simpósio de Anatomia Laparoscópica no Brasil.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Como surgiu o Primeiro Simpósio de Anatomia Laparoscópica no Brasil.

Hoje contaremos mais um pouco da nossa história e de como colaboramos com a realização do Primeiro Simpósio de Anatomia Laparoscópica no Brasil. Confira!

Durante os vários anos de prática da cirurgia laparoscópica, sempre em busca do aperfeiçoamento na técnica e o rigor na realização da cirurgia, percebemos a necessidade de realizar um estudo mais profundo que ampliasse nossa compreensão da Anatomia sob a visão Laparoscópica. Fomos em busca do conhecimento anatômico em cadáveres na Suíça em 2006, visto que o aprendizado da Anatomia por Via Laparoscópica era raro no mundo e ainda não existia no Brasil naquela época. 

Muito diferente do aprendizado da Anatomia Humana que todos nós tivemos na Faculdade ou em cursos de Anatomia, em que estudávamos o corpo humano em peças anatômicas conservadas em formol e usando a técnica convencional de realização de cirurgia. Mesmo quando estudávamos a Anatomia Topográfica e fazíamos a dissecção dessas peças para conhecer as estruturas com mais detalhes, esta era nossa evolução máxima e ainda não sentíamos que era o suficiente.

Compreender esta Anatomia da melhor maneira possível é imprescindível para nós, médicos, e fundamental para a realização de cirurgias abertas, pela técnica chamada Laparotomia. O diferencial da Cirurgia Laparoscópica, muitas vezes chamada Laparoscopia, é seu meio de realização. Não ocorre a abertura da cavidade abdominal e pélvica através de um corte, mas sim através de pequenas aberturas (de 5 mm e 10 mm) e utilizamos cavidade. Dessa forma, a Anatomia se apresenta de outra forma e podemos identificar facilmente os espaços pélvicos, vasos, nervos e demais estruturas. 

Com o auxílio dessa técnica, podemos realizar com segurança cirurgias laparoscópicas mais complexas na nossa especialidade, como as cirurgias de Endometriose Profunda e as cirurgias Oncológicas, por exemplo. 

Entretanto, para que isso fosse possível, era necessário aprender a Anatomia Laparoscópica, um aprendizado novo e desafiador que decidimos ir atrás. 

O passado e o presente do Simpósio de Anatomia Laparoscópica

Após a realização do nosso primeiro curso de dissecção em cadáver por Laparoscopia em 2006 na Suíça, fizemos alguns outros estudos na Europa e nos aprofundamos ainda mais no conhecimento da Anatomia sob visão Laparoscópica. 

Como professores de formação que somos, o dom do ensino falou mais alto e elaboramos, em 2014, a realização do Primeiro Simpósio de Anatomia Laparoscópica do Brasil, que aconteceu na cidade de São Paulo com o nosso grupo NAVEG. 

Conseguimos reunir vários colegas do Brasil inteiro interessados no crescimento da cirurgia laparoscópica e, como resultado dessa empreitada veio a certeza de que estávamos no caminho certo. 

Hoje, temos a satisfação de anunciar que o VII Simpósio de Anatomia Laparoscópica irá acontecer em outubro de 2020. As inscrições estão abertas. Para mais informações, clique aqui.