Preparação para Laparoscopia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Preparação para laparoscopia

Neste artigo você encontrará dicas preciosas sobre a preparação para laparoscopia. Confira!

O planejamento da cirurgia para endometriose pode causar uma mistura de emoções: você pode se sentir animada por ter algum alívio da dor ou por obter um diagnóstico, mas ao mesmo tempo nervosa. 

Organizar-se de maneira antecipada pode aliviar algumas das preocupações e tornar a recuperação mais fácil.

Faça perguntas

É fundamental que fique claro o que você pode e não pode fazer após a cirurgia. Pergunte ao seu médico por quanto tempo você deve ficar fora do trabalho e quando você pode dirigir novamente. 

É bem provável que seja recomendado a você evitar relações sexuais, exercícios e levantar pesos por algum tempo. Lembre-se de que cada cirurgia é diferente e cada pessoa se recupera de maneira distinta. Ouça seu corpo, descanse quando precisar e não exagere.

Dor pós-operatória

Esteja com seus medicamentos para dor a postos. Tenha um pouco de ibuprofeno e paracetamol em casa, se puder tomá-los. Pergunte sobre outras medicações prescritas para dor e quando deve recorrer a elas.

Esteja com o estômago vazio

Siga as instruções pré-operatórias cuidadosamente. Seu médico pode fazer com que você pare de comer e beber em um determinado momento antes da cirurgia, ou pode pedir-lhe para beber alguns líquidos claros com antecedência. Certifique-se de que tudo esteja em ordem para uma cirurgia segura.

Comida leves 

Prepare e congele algumas refeições simples para a fase pós-operatória ou peça que sua rede de apoio cuide disso para você. Sopas, vitaminas e outros alimentos que sejam de fácil digestão são ótimas escolhas.

Efeitos inesperados

Podem surgir manchas vaginais após a cirurgia e isso é normal (sangramento intenso não é, portanto, avise seu médico caso você apresente fluxo intenso). Dores nos ombros também são comuns após a laparoscopia. É o ar residual dentro do corpo, mas essa sensação geralmente não demora a passar.

Seu chofer

Você provavelmente receberá alta no mesmo dia da cirurgia. Portanto, precisará de alguém para levá-la para casa, então planeje-se com antecedência.

Roupas confortáveis

Quando voltar para casa, utilize as roupas mais confortáveis que você tiver. Um vestido bem solto ou um pijama com cintura elástica que não aperte a região funcionam bem.

Levante-se 

Sua recuperação será mais fácil e segura se você puder se levantar da cama logo após a cirurgia. A equipe da sala de recuperação irá ajudá-la nesse momento. Andar ajuda a prevenir a formação de coágulos sanguíneos nas pernas. 

Paciência

Lembre-se de que você pode não ter uma melhora imediata nos sintomas da endometriose. Você e seu médico irão planejar juntos as próximas etapas.

Conclusão sobre a preparação para laparoscopia

A cirurgia é um grande passo na jornada da endometriose. Você pode tornar sua experiência menos estressante e mais bem-sucedida por meio de uma preparação para laparoscopia simples e eficiente ao seguir rigorosamente as recomendações de seu médico de confiança.

Ajude a recuperação do seu corpo com descanso e alimentação nutritiva e seja paciente consigo mesma.