Outubro Rosa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Outubro Rosa

É chegado o mês de outubro e, com ele, dá-se início à campanha mundial do Outubro Rosa.

O objetivo da campanha é disseminar informações, facilitar o acesso à exames diagnósticos e promover a conscientização sobre os perigos do câncer de mama, uma das doenças que mais interrompe a vida das mulheres brasileiras.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a neoplasia mamária é o segundo tipo de carcinoma com maior recorrência entre as mulheres, correspondendo a 28% do total de casos diagnosticados. Além dessa estatística alarmante, o IBGE apurou em 2012 um aumento de 16,7% dos óbitos causados pelo câncer de mama nos últimos 20 anos.

Esses números deixam evidente a necessidade de compartilhar informações e conversar sobre a doença. A prevenção é de extrema importância para que diagnósticos precoces sejam realizados, os quais aumentam de maneira considerável as chances de remissão e cura.

O autoexame é um aliado nessa batalha, pois ao tocar o próprio corpo e estar atenta às possíveis alterações no organismo a mulher contribui para a construção de uma postura responsável e consciente dos cuidados com a própria saúde e das mulheres ao seu redor. Entretanto, essa prática por si só não é suficiente para um diagnóstico preciso e não substitui em hipótese alguma a mamografia.

Portanto, lembre-se: acompanhamento médico é fundamental para a prevenção e levar uma vida saudável, com alimentação equilibrada, exercícios físicos constantes, evitar o tabagismo e os excessos do álcool são medidas fundamentais para a redução de riscos.

Caso tenha dúvidas, procure profissionais da saúde de sua confiança. Converse com outras mulheres, cuidem de si mesmas e umas das outras.

A Clínica Ayroza Ribeiro apoia as iniciativas do Outubro Rosa!