O que é Hematometria?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
O que é Hematometria

Hematometria é um quadro clínico caracterizado pela retenção de sangue dentro do útero.

Geralmente acompanhada por sintomas como dor na parte inferior do abdômen, que pode irradiar para as costas, inchaço na região do baixo ventre e sangramento menstrual anormal. Acomete principalmente mulheres jovens, em idade reprodutiva.

Na maioria das vezes as causas são condições congênitas, ou seja, que acompanham a paciente desde seu nascimento como torções uterinas, septo vaginal, problemas cervicais, hipoplasia e outros motivos capazes de obstruir o trato reprodutivo feminino. Existem também complicações que podem surgir ao longo da vida da mulher, muitas delas ligadas à gestação ou cirurgias uterinas, que comprometem o funcionamento do útero e do endométrio, assim como traumas cervicais após a primeira gravidez capazes de estreitar a pélvis e dificultar a saída de sangue.

Não é uma condição de fácil diagnóstico. São necessários exames de imagem, como a ultrassonografia e histeroscopia, que permitem identificar o útero dilatado pelo acúmulo de sangue e as possíveis causas de sua obstrução. Por isso é importante fazer o devido acompanhamento com profissionais especializados que possam indicar a melhor forma de tratamento.

Entre em contato conosco, estamos sempre à disposição.