O que é Cervicite?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
O que é Cervicite?

A cervicite é a inflamação do cérvix, também conhecido como cerviz ou cérvice, a parte mais estreita do colo do útero que estende-se até o fundo do canal vaginal.

A função do colo uterino é justamente proteger, como uma barreira, a cavidade uterina, o útero, trompas e ovários de infecções e outras doenças provenientes do ambiente externo.

Existem dois tipos de cervicite:

  • Crônica: quando não há relação com infecções, mas com traumas, irritações e reações alérgicas a produtos químicos, como espermicidas, látex de preservativos, diafragmas, duchas íntimas e tampões vaginais;
  • Aguda: causada por infecções geralmente assintomáticas. Os sintomas podem ocorrer a depender da localização e quantidade de tecido afetado.

Causas

Diferentes microrganismos, principalmente os causadores de infecções sexualmente transmissíveis, como herpes, clamídia, HPV e gonorreia podem causar a cervicite aguda.

Sintomas da Cervicite

Quando não é assintomática, a cervicite costuma apresentar os seguinte sintomas:

  • dor pélvica;
  • corrimento espesso e mucopurulento;
  • sangramento vaginal após as relações sexuais;
  • dispareunia;
  • sangramentos uterinos fora da menstruação.

Diagnóstico

O diagnóstico de cervicite é feito com auxílio de exames ginecológicos, principalmente a colposcopia e o Papanicolau. A partir desses procedimentos é possível observar o colo do útero e extrair amostras para análise laboratorial, a fim de identificar o agente causador da infecção.

Esses exames são de baixa complexidade e não causam grandes incômodos. 

Prevenção

É fundamental, para prevenir a cervicite, usar preservativo em todas as relações sexuais e manter uma boa higiene íntima.

Adotar bons hábitos alimentares e praticar exercícios físicos são importantes ações que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Lembre-se também de realizar todos os exames ginecológicos de rotina e ir a todas as consultas com o profissional da saúde de sua confiança.

Tratamento

Para tratar a cervicite é necessário utilizar os antibióticos corretos para suprimir as bactérias causadoras da doença. Somente médicos podem receitar os remédios corretos, nunca se automedique. 

Importante ressaltar que as relações sexuais devem ser interrompidas durante todo o tratamento.

Siga sempre as orientações médicas e, caso tenha qualquer dúvida, procure auxílio profissional imediatamente.

A Clínica Ayroza Ribeiro está sempre à disposição para ajudá-la.