Nutrição e Saúde Feminina

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Nutrição e Saúde Feminina

Neste artigo iremos apresentar a correlação entre nutrição e saúde feminina. Confira!

Um estilo de vida saudável deve incluir também bons hábitos alimentares, principalmente por dois motivos: existem alimentos dispensáveis, pois não agregam em nada para o organismo e, em  contrapartida, há nutrientes fundamentais para a saúde feminina e, por isso, certas fontes alimentares precisam ser consumidas.

Portanto, é preciso difundir saberes sobre alimentação, ferramentar as mulheres para que estejam atentas ao que colocam no prato e possam fazer boas escolhas que lhes proporcionem uma vida melhor.

Dietas bem elaboradas e com valor nutricional adequado possibilitam aumento da performance mental e física, retardam o envelhecimento e favorecem o equilíbrio do sistema imunológico.

Elaboramos uma lista com os principais nutrientes para a saúde feminina e em quais alimentos é possível encontrá-los.

1- Betacaroteno

Antioxidante que aumenta a imunidade, fortalece os cabelos e unhas, confere elasticidade à pele, atua na prevenção do envelhecimento e no metabolismo de gorduras. Também é fonte indireta de vitamina A e ainda auxilia na prevenção do câncer de mama.

Fonte alimentar: vegetais e frutas alaranjadas: abóbora moranga, mamão, manga e cenoura. Presente também em folhas verde escuras, como espinafre e couve.

2- Proteínas

São fonte de energia e têm a função de formar e manter os tecidos musculares, cabelos, dentes, ossos e pele. Também constituem hormônios, enzimas e anticorpos.

Fonte alimentar: carnes, grãos, tofu, leite e derivados.

3- Fibras

Muitas mulheres sofrem com constipação intestinal. Para resolver esse problema, ou mesmo evitá-lo, é fundamental consumir fibras alimentares e manter o organismo hidratado. As fibras também ajudam a controlar o colesterol e os níveis de glicose no sangue.

Fontes alimentares: legumes, frutas, verduras, cereais e grãos integrais.

4- Cálcio

Mineral muito importante para as mulheres porque auxilia na prevenção da osteoporose, doença que causa perda de massa óssea e aumenta as chances de fraturas.

Fonte alimentar: laticínios e seus substitutos (leite de soja, por exemplo), gergelim, peixes, amêndoas e vegetais verde escuros.

Dicas: é indicado consumir pelo menos duas porções desses alimentos por dia. Vitamina D colabora na absorção do cálcio.

5- Ácido Fólico

Desempenha papel importante na formação e desenvolvimento dos tecidos do sistema nervoso e das células vermelhas. A falta desse nutriente pode causar anemia.

No caso das gestantes, o ácido fólico também é um nutriente fundamental para o desenvolvimento do feto.

6- Ferro

Esse mineral é importante para as mulheres, principalmente por causa da perda mensal do nutriente que ocorre durante a menstruação.

A falta de ferro no organismo pode causar cansaço, anemia, perda de memória, unhas quebradiças e queda de cabelo.

Fonte alimentar: carne bovina (fígado principalmente), feijão, lentilha, frutos secos e vegetais verde escuros, como couve e espinafre.

Dica: a absorção de ferro é potencializada quando consumida com vitamina C.

O acompanhamento nutricional visa aconselhar e direcionar as pessoas para a educação alimentar, proporcionando aumento na qualidade de vida.

Consulte profissionais da saúde de sua confiança e cuide da sua saúde.

A Clínica Ayroza Ribeiro está sempre à disposição.