Estresse, Autocuidado e Teleconsulta Durante a Pandemia de Covid-19

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Compartilhamos algumas dicas sobre o estresse em tempos de pandemia e como o autocuidado e teleconsultas podem te auxiliar.

O estresse causado pelo isolamento social e demais circunstâncias acarretadas pela pandemia do novo coronavírus afeta as pessoas de diferentes maneiras.

Indivíduos que sofrem de ansiedade e distúrbios psicológicos semelhantes, por exemplo, estão mais propensos a sentirem-se mal e, inclusive, ter episódios de crise com maior frequência.

Especialmente nas mulheres, o estresse pode causar alterações nos ciclos menstruais, atrasando ou afetando a duração da menstruação, o fluxo do sangramento vaginal, além de intensificar dores e demais sintomas da TPM e TDPM.

Todavia, a probabilidade de ocorrer mudanças consideráveis em seu ciclo menstrual durante a pandemia é pequena. Porém, caso ocorra, saiba que o principal fator que gera esse tipo de contratempo é o estresse, e não o coronavírus. Evite potencializar as preocupações.

Autocuidado é fundamental:

Assistir aos noticiários e acompanhar as atualizações de dados sobre a pandemia de covid-19 pode gerar angústia. Evite o excesso de informação e não sobrecarregue-se.

Tenha em mente que, caso você esteja apresentando sintomas de ansiedade e incômodos perante as incertezas desse período que vivemos, essas sensações são bastante comuns.

A dica é cuidar de si e, para tanto, cada pessoa possui atividades preferidas para proporcionar momentos relaxantes, na medida do possível.

Mesmo assim, iremos fazer algumas sugestões:

  • crie rotinas caseiras agradáveis;
  • aproveite banhos e duchas quentes relaxantes;
  • evite comida ultraprocessada e de baixo valor nutricional;
  • cuide da qualidade do sono;
  • dedique-se aos seus hobbys;
  • arrume o armário e reorganize a casa e seus objetos;
  • monitore a quantidade de consumo de informação;
  • procure praticar algum tipo de exercício físico: meditação, alongamentos e técnicas de respiração podem ajudar bastante.

Caso você conviva com mais pessoas em sua casa, reserve algum tempo para passar com eles. Essa pode ser uma boa oportunidade para estreitar laços afetivos e melhorar as relações interpessoais. Apoio mútuo é fundamental.

A importância da Teleconsulta:

É bastante compreensível que pacientes estejam preocupadas e com dúvidas sobre como devem proceder durante a pandemia. Afinal, existem muitos quadros clínicos que necessitam de cuidados e atenção especiais.

Por isso, alternativas foram desenvolvidas para que os prejuízos sejam os menores possíveis.

No Brasil, a telemedicina foi aprovada e regulamentada, com inúmeras iniciativas responsáveis espalhadas por todo o país. Assim, já é possível agendar consultas realizadas à distância e receber assistência e orientação médica com auxílio das tecnologias da comunicação.

Caso você precise de algum tipo de assistência médica, seja por motivos psicológicos ou físicos, ligados ou não à saúde feminina, a primeira providência a ser tomada é tentar entrar em contato com as médicas e médicos que te acompanham há tempos e conhecem as particularidades do seu caso.

Vá aos hospitais apenas em casos de emergência. O importante agora é ficar em casa sempre que possível.

Nós da Clínica Ayroza Ribeiro estamos sempre à disposição.

Conte conosco, principalmente nesse período tão delicado.