Endometriose Profunda x Infertilidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Endometriose Profunda x Infertilidade

A relação entre endometriose e infertilidade já vem sendo observada de uma longa data. Boa parte das mulheres só descobre a doença quando decidem engravidar. Vários estudos já comprovaram que das mulheres portadoras de endometriose, cerca de 50 a 70% possuem uma taxa de fecundidade bem inferior das não portadoras da doença.

Isso geralmente acontece pois nas pacientes com endometriose profunda, a ovulação é bem inferior à de mulheres não portadoras, e também pode ocorrer a alteração total da pelve, danos nas trompas que acabam impedindo o encontro do óvulo com o espermatozoide, o que impede a fecundação.

A endometriose profunda quando instalada pode desencadear um processo inflamatório que influencia diretamente nos processos de ovulação, fertilização e na implantação do embrião no útero. Ou seja, mesmo que um embrião saudável alcance o útero, pode não conseguir se implantar, ocasionando a infertilidade.

Após a remoção dos focos da endometriose, se tratada adequadamente, grande parte das mulheres com infertilidade pela doença podem engravidar normalmente. Mesmo com todo o avanço atual da medicina, a melhor forma de se obter um diagnostico precoce da endometriose profunda, é consultando um bom ginecologista!