Endometrioma na parede abdominal

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Endometrioma na parede abdominal

A presença de um endometrioma nas regiões extrapélvicas é relativamente rara.

Quando ocorre na parede abdominal, geralmente há uma associação com cicatrizes cirúrgicas, principalmente cesáreas. Uma das teorias abordadas é a de que, durante a operação, as células do endométrio se espalhem através do corte no útero e venham se alojar no interior da própria incisão.

Os sintomas desse tipo de endometriose incluem a formação de um cisto ou inchaço bastante sensível ao toque na área das cicatrizes, com dores que se manifestam em intervalos irregulares. É importante que a investigação das causas desses sintomas seja feita quando coincidem com o período menstrual. Entretanto, nem sempre essa correlação é bem definida, o que pode causar dificuldades em identificar as reais causas do problema.

O diagnóstico da endometriose na parede abdominal pode ser feito com auxílio de ultrassonografias e tomografia computadorizada, que são as principais maneiras de averiguar o tamanho da lesão e quão comprometida a parede do abdômen está. A coleta dessas informações é essencial para que o tratamento cirúrgico, para retirada do tecido inflamado, seja planejado da melhor forma.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco e agende sua consulta.