Diferença entre Endometriose e Câncer de Ovário

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Diferença entre Endometriose e Câncer de Ovário

Pacientes que são diagnosticadas com algum tipo de endometriose, muitas vezes ficam preocupadas com a existência de alguma relação entre essa condição – caracterizada pela presença em local indevido do tecido que reveste o útero – e o câncer de ovário.

Existem sim alguns estudos que afirmam que mulheres que sofrem de endometriose possuem mais chances de desenvolver esse tipo de câncer, porém é um risco bastante pequeno se considerarmos que tumores nos ovários são pouco frequentes, ao passo que a endometriose é uma doença bastante comum.

O fato é que não apenas a endometriose é um fator de risco para o aparecimento de câncer ovariano, existem outras condições que precisam ser levadas em consideração quando o assunto é a saúde dos ovários:

  • Ser fumante
  • Ter histórico da doença na família
  • Ter feito alguma terapia de reposição hormonal
  • Estar acima do peso
  • Não ter amamentado ou tê-lo feito por um período menor que 6 meses.

Todavia, existem também hábitos e comportamentos que têm o potencial de diminuir o risco de desenvolver tumores nos ovários. Alguns deles são:

É muito importante não ficar assustada com a ligação que existe entre as duas doenças, e sim, adotar um estilo de vida saudável e fazer o acompanhamento médico regular que inclua os exames de rastreio para o câncer de ovário.Lembre-se que os indícios de que existe alguma relação entre endometriose e câncer no ovário não são motivos suficientes para a tomada de decisões drásticas como, por exemplo, a retirada do útero (histerectomia). Converse com seu médico sobre qual é o risco individual ao qual você está exposta e trace estratégias preventivas para manter uma ótima saúde.

Quando você precisar, a Clínica Ayroza Ribeiro estará à disposição. Conte com a gente!