Condições com Sintomas Similares à Endometriose

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Condições com Sintomas Similares à Endometriose

Neste artigo iremos apresentar algumas condições que podem causar sintomas similares à endometriose. Confira!

Ao visitar um profissional de saúde para discutir os problemas que você tem enfrentado, é importante fornecer a ele seu histórico médico e de sintomas pessoais. Conforme o histórico é avaliado pelo médico, ele começará a especular sobre o que pode estar acontecendo. 

Em alguns casos, o problema em questão pode ser bastante óbvio, porém, em outras situações, alguns sintomas podem indicar uma variedade de condições subjacentes. A endometriose é um exemplo de uma condição que compartilha alguns de seus sintomas característicos, incluindo dor pélvica ou abdominal, dor durante o sexo, infertilidade, dor ao urinar e cólica menstrual, com uma variedade de outras condições.

O que é um diagnóstico diferencial?

Quando uma paciente descreve ter sintomas que podem estar relacionados a várias condições diferentes, um diagnóstico diferencial é usado. Isso significa que os profissionais de saúde irão formar uma lista de todas as condições potenciais às quais seus sintomas podem estar relacionados e, em seguida, avaliarão a possibilidade de cada condição entre si. 

O processo de diagnóstico diferencial pode levar algum tempo e estar em constante evolução à medida que paciente descreve sua história clínica e de sintomas.

Como um exemplo simplificado, uma mulher pode apresentar dor pélvica ao médico. A dor pélvica é um sinal de muitas condições, incluindo endometriose, doença inflamatória pélvica (DIP – geralmente causada por infecções sexualmente transmissíveis) e gravidez ectópica (onde um óvulo fertilizado cresce fora do útero). 

Caso esta mulher não esteja grávida, o profissional de saúde determinará que ela não está tendo uma gravidez ectópica. Se ela nunca foi sexualmente ativa, seu provedor provavelmente eliminará a DIP. Este processo continuará durante todo o processo de diagnóstico até que um único diagnóstico seja encontrado.

Testes para diagnosticar endometriose

O processo de diagnóstico diferencial pode levar seu médico a solicitar exames específicos com base na lista de possíveis diagnósticos. Se o seu médico está preocupado com a possibilidade de você ter uma condição de risco de vida, ele pode realizar primeiro os testes de diagnóstico para esse problema. Se as condições que eles suspeitam forem relativamente semelhantes em sua gravidade, eles geralmente farão os testes menos invasivos primeiro.

Como a única maneira de diagnosticar oficialmente a endometriose é por meio de uma laparoscopia, um procedimento minimamente invasivo, seu médico pode buscar outras opções primeiro, que não são de natureza processual (como exames de imagem ou exames de sangue). 

Como muitas condições apresentam sintomas semelhantes aos da endometriose e todas essas possibilidades precisam ser investigadas, o diagnóstico preciso pode levar um tempo significativo. Também é possível que uma paciente possa ter mais de uma dessas condições semelhantes ao mesmo tempo, potencialmente prolongando ainda mais o processo de diagnóstico.

Outras condições com sintomas similares à endometriose

Algumas condições comuns que seu médico pode precisar descartar durante o processo de diagnóstico diferencial e alguns de seus sintomas comuns com endometriose incluem, mas não estão limitados a:

Doença inflamatória pélvica (DIP): uma infecção no sistema reprodutor feminino que geralmente é causada por bactérias de uma infecção sexualmente transmissível, como a clamídia. DIP e endometriose compartilham sintomas semelhantes de dor pélvica, dor menstrual, dor durante o sexo e dor ao urinar.

Doença inflamatória intestinal: inflamação de longo prazo no trato digestivo, frequentemente acompanhada por dor abdominal ou cãibras e evacuações difíceis ou dolorosas.

Cistos ovarianos: massas sólidas nos ovários que geralmente estão cheias de líquido. Embora um tipo de cisto ovariano, o endometrioma, seja um sinal de endometriose, existem outros tipos de cisto ovariano que podem ocorrer como resultado de diferentes causas. Os sintomas comuns compartilhados por cistos ovarianos e endometriose são cólicas menstruais, dores durante as relações sexuais, micção frequente e distensão abdominal.

Fibromialgia: Dor crônica generalizada por todo o corpo, com uma causa que não é bem compreendida. A fibromialgia pode causar dor em muitas áreas do corpo, incluindo abdômen, pelve, costas e pernas, semelhante à endometriose.

Cistite intersticial: uma condição que afeta a bexiga e parece ser causada por irritação no revestimento da bexiga. Como a endometriose, as mulheres com cistite intersticial também podem sentir dor ao urinar, dor pélvica crônica ou durante o sexo.

Adenomiose: ocorre quando o tecido endometrial cresce na parede do útero. A adenomiose e a endometriose compartilham muitos sintomas, incluindo sangramento menstrual anormal, períodos dolorosos (dismenorreia), dor durante o sexo e dor pélvica crônica.

Miomas uterinos: crescimentos benignos (não cancerosos) dentro do útero que podem causar sangramento menstrual e ciclos menstruais anormais, dor pélvica, dor nas costas, dor nas pernas e problemas na bexiga e intestinos.

Síndrome dos ovários policísticos (SOP): um distúrbio hormonal que afeta os ovários e pode causar cistos ovarianos, ciclos menstruais anormais ou infertilidade.

Infecção do trato urinário (ITU): uma infecção no trato urinário que pode causar dor ao urinar e dor pélvica.

Como mencionado, esta não é uma lista completa de todas as condições potenciais que compartilham os sintomas da endometriose, nem de todos os sintomas específicos compartilhados. 

Se você está preocupada com o risco de desenvolver qualquer uma dessas condições, ou se acredita que foi acometida por uma dessas enfermidades, converse com seu médico de confiança.