Os benefícios da massoterapia para a endometriose

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Os benefícios da massoterapia para a endometriose

Neste artigo iremos abordar os principais benefícios da massoterapia para a endometriose. Confira!

Você pode pensar na massoterapia ou massagem como um luxo apenas para dias de spa. Mas você sabia que a massagem pode melhorar a dor da endometriose e pode até ajudar na fertilidade?

O que é massagem?

A massagem é uma terapia alternativa para aliviar a dor ou a rigidez dos tecidos moles. Isso inclui pele, músculos, tendões e ligamentos. Um massagista pressiona, esfrega e acaricia o tecido com uma pressão leve a profunda, dependendo do que é necessário para trazer alívio.

Massoterapia e dores da endometriose

Vários estudos demonstraram que sessões regulares de massoterapia proporcionam alívio a curto e longo prazo da dor pélvica e dos espasmos musculares da endometriose

Um pequeno estudo de 2010 descobriu que a dor intensa foi bastante reduzida durante e após as sessões de massagem.

Neste estudo, as mulheres receberam 20 massagens de 20 minutos ao longo de 6 semanas. Cada massagem começava com as mãos e depois se concentrava no estômago, nas laterais e nas costas. Antes do estudo, mais da metade das mulheres relatou dor intensa durante e após a menstruação. Logo após a massagem e por até 6 semanas depois, as mulheres não relataram dores tão severas.

Outro estudo de 2006 descobriu que a massagem terapêutica reduziu a dor pélvica durante a menstruação e a dor durante o sexo.

Massoterapia e fertilidade

Um estudo de 2004 descobriu que a massoterapia para a endometriose reduziu a dor e melhorou a fertilidade por até um ano após as sessões de massagem. A fertilidade melhorou tanto em mulheres que conceberam naturalmente quanto em mulheres que engravidaram por fertilização in vitro (FIV). Ambos os grupos receberam entre 10 e 20 horas de massagem terapêutica que se concentrou nos tecidos moles da pelve, quadris e parte inferior das costas.

Diferentes tipos de massagem

A massagem tem sido usada há séculos para aliviar a dor e reduzir o estresse. Existem vários tipos diferentes de massagem terapêutica. A forma mais comum nos países ocidentais é a massagem sueca ou clássica. Outros estilos incluem massagem esportiva, shiatsu, tui na, massagem de tecidos profundos e massagem clínica para liberar espasmos musculares.

Vários estudos descobriram que a massagem ajuda as pessoas com outros tipos de dor, depressão e ansiedade, incluindo aquelas com fibromialgia, câncer, problemas digestivos, dores de cabeça e HIV / AIDS. A massagem parece ajudar bebês prematuros a ganhar peso mais rápido.

Efeitos colaterais da massoterapia para a endometriose

Normalmente, há poucos riscos em receber uma massagem. No entanto, algumas pessoas devem receber uma massagem muito suave ou evitá-la completamente. Pessoas que precisam ter cuidado extra incluem aqueles com câncer, osteoporose, distúrbios hemorrágicos, queimaduras ou feridas em cicatrização, trombose venosa profunda (TVP) e idosos.

Usada corretamente, a massagem pode desempenhar um papel importante no controle da dor e na melhoria do bem-estar geral em mulheres com endometriose.

Pergunte ao seu médico sobre o assunto e busque profissionais capacitados para que a experiência seja a melhor possível.