Anemia e Miomas Uterinos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Anemia e Miomas Uterinos

Neste artigo iremos apresentar a relação que pode existir entre anemia e miomas uterinos. Boa leitura.

O aumento do fluxo menstrual causado pela presença dos miomas uterinos pode levar ao desenvolvimento de quadros de anemia.

Essa condição caracteriza-se pelos baixos níveis de ferro no organismo que podem gerar complicações como, fraqueza, cansaço, tonturas, queda de cabelo e também prejudica a concentração e a memória.

Por isso, é fundamental acompanhar os níveis de ferritina no sangue. Tais marcadores apontam a quantidade de ferro estocada pelo fígado e disponível para o corpo.

Caso seja diagnosticada carência dessa substância é imprescindível que profissionais da saúde investiguem as causas para impedir que a carência evolua para ausência desses marcadores.

Com o diagnóstico correto da anemia é possível orientar o tratamento adequado para o problema.

Equipe Multidisciplinar – Anemia e Miomas Uterinos

Caso sejam identificados miomas uterinos, uma equipe multidisciplinar especializada em saúde feminina com certeza poderá te ajudar.

Atenção especial deve ser dada à alimentação durante o tratamento da anemia causada pelos miomas. Vegetais e frutas, como espinafre, couve, rúcula, brócolis, laranja e limão são ótimas opções para casos de carência de ferritina.

Profissionais da nutrição também podem receitar suplementação especial caso seja necessário.

É válido lembrar que os miomas uterinos são um problema de saúde pública de difícil diagnóstico. E mesmo que a imensa maioria dessas lesões sejam tumores benignos, muitas vezes são realizadas cirurgias desnecessárias.

Para saber mais sobre os miomas uterinos clique aqui.

Esteja sempre atenta aos sinais que seu corpo lhe envia e busque ajuda médica sem hesitar caso perceba que algo não está bem em seu organismo.